Pular para o conteúdo principal

Minha Witbier...Com Limão Siciliano e coentro.

Recebi um email de um leitor do Blog, pedindo a receita da cerveja Witbier que comentei em um dos meus posts...cuja a qual não carbonatou.

Depois de resolvido o problema, a cerveja ficou bem gostosa para um dia de calor, haja vista que a Witbier é uma cerveja bastante refrescante (por causa do limão siciliano) e um tanto condimentada pela presença do coentro.

Com a permissão do meu grande consultor Robson Vergílio - saiba sobre esse grande mestre no site http://vergilio.wordpress.com/ - pedi a receita pra ele.

Essa receita está adaptada para levas de 5 litros, pois comecei minhas levas, nas panelinhas de 5 litros. E aconselho muito a quem nunca fez cerveja, começar com ela, pois quando começamos, erramos um montão e se perder cerveja, não se perde muito né?

Vamos prá receita!

Maltes:

675 gramas de malte pilsen
360 gramas de malte trigo
60 gramas de malte viena
20 gramas de aveia em flocos - pode ser a mesma comprada no supermercado

Lúpulo: 

Hallertau Mittlefrueh - 5 gramas a 60 minutos

Fermento: 

T58 Safbrew

Essa é uma Levedura especial selecionada para desenvolvimento de sabores um tanto esterificados e apimentados. Excelente rendimento em cervejas com teores de álcool acima de 8,5% v/v mas pode fermentar até 11,5% v/v.
Característica geral: fermento para fermentaçao de cervejas Ale. Muito bom para witbiers e IPA's
Sedimentação: média.
Gravidade específica final: alta.

Especiarias:

2 gramas de coentro a 5 minutos
9 gramas de cascas de limão siciliano a 5 minutos

Dica: O coentro deve ser quebrado um pouco para liberar o aroma. O limão siciliano usaremos apenas a casca. Corte com cuidado o limão siciliano in natura, sem a parte branca da casca, pois essa parte branca pode prejudicar o sabor da cerveja depois.

Essa cerveja fiz do modo mais simples possível...logicamente que se você nunca fez cerveja em casa, aconselho fazer um curso ou estudar mais sobre o assunto, antes de fazer.

Para se ter uma ideia, como essa leva foi a minha terceira leva, nem OG nem FG eu tirei. 

Deixei fermentando 7 dias a 21 graus. - Não usei temperatura controlada. Fermentei a Witbier em temperatura ambiente.

Maturação 10 dias na geladeira.

Carbonatação: 21 dias carbonatando. Essa cerveja demorou mesmo prá carbonatar. Outra coisa...normalmente usamos 6 gramas de açúcar para cada litro de cerveja - Priming. Nessa receita, foi diferente...prá você entender melhor, antes de engarrafar sua Witibier, leia esse post no meu blog: http://haikcozinha.blogspot.com.br/2014/04/minha-witbier-nao-carbonatou-e-agora.html 


Coentro já quebradinho e a casca do Limão Siciliano sem a parte branca

Aqui está a minha Witbier. A cor dela ficou um pouco escura pois caramelizou o malte um pouco na hora da Brassagem. Isso não deve acontecer, rs. Mas ficou boa do mesmo jeito!!!

Essa é a minha Panela de 5 Litros que uso para fazer minha cerveja! Para adquirir essa panela entre no site do Lamas Brew Shop - Vale a pena!!




Comentários

  1. Que levedura você usou ? Tenho uma fermentando com a T58

    ResponderExcluir
  2. Caramba Tadeu!! Ainda bem que você perguntou, por uma falha minha, esqueci de colocar na receita a Levedura...kkkkk o mais importante né! Usei a levedura T58 também!! Inclusive, vou acrescentar isso no post. Obrigada pela pergunta, rs. Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiana. Qual quantidade de fermento você usou? O pacote inteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge. Usei 6 gramas de fermento. Meio pacotinho aproximadamente, haja vista que essa foi uma leva de 5 litros.

      Excluir
  4. Oi Fabiana,
    Qual o volume comportado pela sua panela?
    Vc conseguiu 5 litros de cerveja no final? Ou foram 5 litros de mosto pra fermentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, na verdade eu faço na panelinha de 7,5 litros. Mas, não rende tudo isso não. O final eu consegui 4 litros. Muito tempo para pouca cerveja rs. Mas...vale muito a experiência. Todas as receitas eu testo na panelinha e agora que aumentei minhas levas para 20 litros, deu certo, passo pro panelão! A Wit é uma delas que vale a pena! Inclusive, vou conseguir a receita de 20 litros com o autor da receita Robson Vergilio e postarei no site. Obrigada pela leitura!!

      Excluir
    2. Oi Fabiana, obrigado por responder!
      Comecei recentemente e tb tenho uma panelinha de 7,5 litros. Infelizmente na minha 1ª leva só deu 2,5 litros de uma vienna lager pra engarrafar. Agora, na minha segunda, estou com 3,5 litros de uma belgian pale ale maturando.

      Pretendo na minha proxima leva, estourar um pouco os parâmetros do Beersmith, usando um pouco mais de malte na receita pra ter uma densidade alta após a fervura, completando com água para corrigir a OG. Espero dessa forma ter pelo menos uns 4 litros no fim pra engarrafar.

      Abraço e boas cervejas!

      Excluir
    3. Alex, realmente cheguei a conclusão do seguinte: Sou fã da minha panelinha, mas comprei mais duas, para levas de 20 litros. Porque? Porque agora faço assim, eu testo todas as receitas na panelinha. Deu certo? Vai pro panelão! Então, se você já pegou a manhã, passe pra levas maiores, compre panelas maiores, e sempre tenha a panelinha em alerta, para inovar e testar receitas!
      Falei tudo isso, mas não te disse quanto que rende a minha né? Minha última leva rendeu 9 garrafinhas de 330 mil. O máximo que consegui foram 11 garrafinhas de 330 ml. Mais que isso não consegui. Abraços!! Boas cervejas com certeza!

      Excluir
    4. Alex, quis dizer "se você já pegou a manha e não manhã" kkkk

      Excluir
  5. Oi Fabiana,

    Para fazer leva de vinte litros é só multiplicar por quatro os ingredientes?
    Normalmente se utiliza um pacotinho de fermento de 11,5g para levas de vinte litros, vc utilizou 6 gramas, então para vinte litros seriam dois pacotinhos, não é muito fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elber, não acho que dê certo multiplicar. Vou pegar a receita pra você da leva de 20 litros e postarei no blog em breve. Até porque, já me pediram a receita para 20 litros. Abraços!! E obrigada pela leitura!

      Excluir
  6. Boa noite Fabiana, estou começando agora a fabricar e gostaria de uma ajuda de como desenvolver minhas próprias receitas de 5 litros. agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, deculpe pela demora em responder, mas agora estou com meu novo site e blog no ar: www.biabier.com.br acessa lá! Com relação as receitas, posso te ajudar se quiser, mas eu uso o Beersmith. Ele faz as conversões. Seria o mais fácil para que não tem muita prática. Abraços. E se tiver dúvidas entre em contato direto no meu site ok?

      Excluir
  7. Quais as temperaturas (rampas) na brasagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo nessa receita não fiz rampa. Fui direto a 68 graus. Sei que não é o ideal mas foi sem rampa mesmo.

      Excluir
  8. Ola, Minha duvida é a mesma do raphael, Quais as temperaturas (rampas) na brasagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassius, desculpe pela demora, mas estou com meu novo site no ar www.biabier.com.br - lá tb tenho o blog. Com relação a rampa, não fiz. Sei que não é ideal, mas mantive 68 graus por 1 hora. Abraços e obrigada pela pergunta.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pimenta cambuci em conserva

Para abrir o Blog Haik Cozinha , vou postar uma receita que aprendi com meu maridão!  Uau! Vamos lá! Meu marido foi viajar para o estado do Paraná e de lá, trouxe um saquinho cheio de pimentas cambuci verde e vermelha. Lindas! Junto às pimentas, trouxe uma receita que aprendeu com um senhor lá na terrinha paranaense...como ficou uma delícia, vou postar e compartilhar com vocês! (Ela fica perfeita com arroz e feijão) Hum...deu até água na boca! Para a Receita vamos precisar de 1 pote de vidro para guardar as pimentas em conserva. Ingredientes: 200 gramas de pimenta cambuci verde e vermelha. A cor só interfere mesmo para dar beleza...fica muito bonito o vidro colorido. 06 Limões rosa 02 cabeças (grande) de alho Sal  Azeite Modo de fazer: Lave bem as pimentas e corte ao meio, retirando as sementes. Dica: não retire as sementes em baixo d'água para pimenta não perder o sabor. As sementes devem ser retiradas com a pimenta já lavada e

Chancliche, um queijo árabe!

Tem um queijo que aprendi também com a minha Vó Sarah, que se chama Chancliche (شنكليش ou شنغليش). Também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe inventado pela família Cosac em parceria com a familia Degani, feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano.  É preparado em bolas de, aproximadamente, 6 centímetros de diâmetro, e normalmente envolvidas em zaatar - um preparado de várias ervas, feito principalmente de tomilho, e que é popular na região - e depois deixados para secar.  O chancliche também é vendido em bolas de tamanho menor ou, por vezes, sem qualquer forma. A textura e o sabor do chancliche variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Quando frescos, possuem uma textura e sabor mais suaves. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros. Esse queijo é muito gostoso de fazer e sempre bem vindo, para deixar na geladeira, como aperitivo, caso alguém apareça na sua casa de repent