Kellerbier, você já ouviu falar dela?

Da família das Lagers, as cervejas do estilo Keller são cervejas não filtradas e raramente engarrafadas, motivo pelo qual, são difíceis de serem encontradas.

De origem Alemã, a cerveja Keller já nos dá pistas de seu nome, traduzido para o português, Keller significa porão. As Kellerbiers são cervejas não filtradas e não pasteurizadas, utilizando técnicas de produção que se mantêm desde a Idade Média.

O produto final é suave, naturalmente opaco e com alto teor de vitaminas, fruto dos fermentos utilizados na sua elaboração.

As Kellerbiers autênticas geralmente possuem pouca carbonatação, pois são fermentadas em barris de madeira que não conservam toda a carbonatação.

Essas cervejas são encontradas localmente, em cidades da Alemanha, mas algumas cervejarias oferecem suas versões em garrafas e barris, permitindo o transporte para outros mercados.

Para essas versão que são vendidas fora dos seus locais de origem, a cerveja recebe uma leve filtragem e adicionam também uma carbonatação artificial para dar maior efervescência e chegar até outros locais.

No Brasil, tive a oportunidade de degustar a Cerveja Tucher Keller Bier Naturtrub. Uma cerveja bem leve, refrescante, ótima para acompanhar um churrasco ou comidas de boteco.

Turva, bastante carbonatada, até por ser uma versão engarrafada, é rica em aromas frutados. Seu retrogosto é bastante adocicado, possui boa drinkability e é uma cerveja de fácil aceitação.

A cerveja do estilo Keller pode ser degustada nos copos: Lager (Chope) - Pilsner / Pokal ou na Taça.






Comentários