Ovos ao molho vermelho e ervilhas frescas + Cerveja Witbier

Ovos ao molho vermelho com ervilhas frescas

Chegar em casa cansada depois de um dia de trabalho e ainda ter que pensar no que fazer para o jantar deve ser parte da sua rotina também...mas...tudo tem saída! Simples e rápido!

Hoje, o cardápio é ovo! Ovo? Sim! Ovo! 

Quando eu era pequena e isso não faz tanto tempo assim (risos), minha mãe sempre fazia esse ovo e a gente pedia..."mãe, faz aquele ovo com molho?"

Era rápido e todo a família gostava. Hoje, vou compartilhar com vocês essa receita, que tem cheirinho de casa de mãe e gostinho de uma infância não tão distante assim...

Ingredientes

05 ovos 
1 lata de molho

150 gramas de ervilhas frescas
Cebolinha a gosto

Modo de preparo

Despeje o molho direto em uma panela rasa. Eu não costumo temperar esse molho, pois ele já vem bem temperado. Mas se você quiser, pode temperar o molho de acordo com sua preferência.

Deixe ferver e acrescente as ervilhas frescas. Após isso, coloque devagar os ovos, um a um, sem estourar a gema. Salpique um pouco de sal em cima de cada ovo e deixe cozinhar no fogo mínimo.

Está pronto, quando os ovos ficarem brancos e as gemas cozinhas. Agora salpique cebolinha e um fio de azeite. 

É só servir com arroz branco! Fica uma delícia!

Dica de Harmonização

Escolhi para essa receita de ovos, a cerveja Witbier.

Witbier é uma cerveja do estilo Belga e sua tradução é Cerveja Branca, isso porque sua coloração é amarelo pálida, quase branca.

Em sua receita, essa cerveja leva na maioria das vezes, a adição de especiarias como sementes de coentro e cascas de laranja. Seu aroma é cítrico e condimentado. 

A cerveja do estilo Witbier é de alta fermentação, ou seja, uma cerveja ALE. (significa que a cerveja é fermentada a temperaturas altas, entre 18° e 24°Celsius).

Witbier é uma cerveja forte porém refrescante. Leva adição de até 50% de trigo não maltado em sua receita e 50% de malte de cevada claro (normalmente malte pilsen). Às vezes pode levar a adição de até 10% da receita, de aveia crua. A graduação alcoólica da Witbier varia de 4,5% a 5,5%.

É um estilo de cerveja com 400 anos de história e que morreu nos anos 50. Mais tarde, Pierre Celis na cidade de Hoegaarden ressuscitou esse estilo e hoje é um dos mais consumidos em todo o mundo. 

Exemplo comercial de uma Witbier: Hoegaarden Wit 







Comentários