Como muitos já sabem, estou fazendo cerveja em casa...sério! Procuro retratar algumas das minhas experiências aqui no Blog...mas como ando na maior correria e confesso que o blog é um passatempo onde me divirto e compartilho momentos prazerosos da minha vida, risos, acabo esquecendo de atualizar...Na verdade não é nem esquecendo...é falta de tempo!! Me desculpem!!
Todo post eu falo que vou tentar atualizar ele todos os dias, mas não consigo!!!
Enfim, vamos o que interessa!!
Peguei uma receita bem legal para fazer a Witbier. Prá quem não conhece, a Witbier é uma cerveja belga, de cor bastante clara, quase pálida, e que possui ingredientes como coentro e laranja...ou limão siciliano, como no meu caso.
Uma descrição mais real do sabor desta cerveja seria "uma cerveja bastante cítrica e 'temperada'. "
Vou depois, pegar a receita e passar prá vocês, a mesma que eu fiz.
Lembrando que faço levas de 5 litros...então, a receita está adaptada para qual.
Mas enfim, fiz a cerveja, como todas as outras levas que fiz e essa me dei dor de cabeça...por um momento pensei que fosse jogar a leva toda fora...ai que dor no coração se isso realmente tivesse acontecido.
Enfim, vou explicar o que aconteceu...fiz todos os processos de acordo com o que manda o figurino, rs.
Fermentei por 7 dias, maturei por 10 dias e engarrafei por 5 dias. Aí que foi o erro!!
Na hora de engarrafar, creio eu, ter colocado pouco açúcar...então, minhas leveduras não tiveram comida o suficiente para produzirem o CO2 e formarem o gás que tanto deixa nossas cervejas leves e deliciosas...
Mas, até então, isso eu não tinha percebido...aí, esperei uma semana e abri a primeira garrafa!!
Que decepção! Uma cerveja com um gosto tão bom e sem gás! Pela primeira vez fiz uma cerveja choca! hahahaha Até ri na hora, prá não chorar!!!
Daí, não me conformei com tal episódio! Claro, busquei ajuda dos meus amigos cervejeiros!
Uns falaram uma coisa...outros outra...e assim fui pensando...
No dia seguinte, me deu um estalo! Pensei...vou abrir todas as garrafas, e colocar mais 2 gramas de açúcar em todas elas. Claro, correria o risco de explodir todas as garrafas, haja vista que eu já tinha colocado 2 gramas no dia que engarrafei!
Mas...fiz! Abri todas as garrafas, sanitizei as novas tampas, fiz todos os critérios de sanitização exigidos hehehe e coloquei mais 2 gramas de açúcar em todas elas.
Sei do risco da contaminação, mas confesso que nessa hora, não tive muita alternativa. Ou eu abria todas e fazia isso, ou jogava tudo fora! Optei por abrir as garrafas!
Agora, a melhor parte!!
Depois de 10 dias das garrafas descansado em lugar seguro, pois fiquei com maior medo de explodir tudo, hahahaha, peguei duas delas e coloquei na geladeira!!! E acreditem!! A cerveja carbonatou!!! Ah!!! Que alegria!!
Abaixo a foto dela!
Vejam! Errei na cor desta cerveja, para o estilo Witbier. Esse erro já sei...usei o fogareiro alto demais, para a produção dela e como minha panelinha é de 5 litros, descobri depois de um tempo, que o ideal é fazer a cerveja no fogão normal de casa, pois não preciso de muita chama, muito fogo.
Então, no momento da brassagem, que é onde o malte libera o amido e devido ao fogareiro alto...o líquido com o açúcar (mosto) que estava em baixo da panela, caramelizou...com isso, a cor da cerveja, ficou mais escura do que seria o ideal para o estilo witbier.
Mas mesmo assim, ela ficou uma delícia!! E delícia mesmo! Essa é uma cerveja prá tomar na beira da piscina...na praia...muito muito refrescante!
No próximo verão, ela será uma das minhas prioridades na produção! E claro, com todos esses errinhos corrigidos!!
Ah, e prá quem for engarrafar sua Witbier, vai com fé! Use um pouco a mais de açúcar na hora de engarrafar. Coloquei como base, 3 gramas de açúcar para garrafinhas de 330 ml. Ou seja, dá 9 gramas de açúcar por litro para o primming!
Ah, e prá quem for engarrafar sua Witbier, vai com fé! Use um pouco a mais de açúcar na hora de engarrafar. Coloquei como base, 3 gramas de açúcar para garrafinhas de 330 ml. Ou seja, dá 9 gramas de açúcar por litro para o primming!
Oi Fabiana, tudo bom? Parabéns pela cerveja. Comecei esta semana a fazer as cervejas na espagueteira e curti muito. Quero fazer uma Witbier para minha esposa e gostei muito do seu texto e perrengues passados. Tem como me passar a receita? Você usou 3 g de açúcar no total, 1g + 2g depois para corrigir? Maturou em outro balde ou direto na garrafa? Abraço, André
ResponderExcluirAndré! Vou pegar a receita prá você e te passo. Até prometi no post né! Com relação ao açúcar, faça o seguinte...para não errar como eu (risos), use 3 gramas no total, assim que engarrafar. 3 gramas para garrafinhas de 330 ml ok?? Seria uma média de 9 gramas por litro. Com relação a maturação, exatamente isso. Eu sempre faço a maturação em outro balde, pois aprendi assim e sempre deu certo. Então, o método sempre que utilizo acaba sendo: 7 dias de fermentação em temperatura ambiente, pois ainda não tenho um local específico que consigo regular temperatura...depois coloco 10 dias prá maturar na geladeira, em outro balde, fechado e sem o airlock. Depois, engarrafo e deixo mais 10 dias em temperatura ambiente. Assim, prá mim, é o melhor caminho.
ResponderExcluirMuito bom! Consegue me enviar a receita por email, ou posta aqui mesmo. A maturação você usa a geladeira de uso diário mesmo? Você usa garrafa de long Neck com rosca e usa tampinha normal, veda bem? Obrigado pela resposta. Abraço.
ResponderExcluirAndré, um milhão de desculpas pela demora em responder!! Tanta correria...Vou postar a receita sim, no Blog. Com relação a maturação...estou usando a minha geladeira de uso diário mesmo. Por enquanto, pois em breve pretendo montar um espaço na minha casa, rs, que só tenha minhas malucagens da cerveja hahaha.
ExcluirNas garrafas, eu uso a garrafa de 330 ml, ou de 600 ml...depende da minha vontade do dia mesmo. A tampinha que uso é a normal, compro pelo site...existem sites como WE Consultoria, Lamas Brew Shop...todos são muito bons!
André já está publicada a receita da Witbier que fiz ok. No link: http://haikcozinha.blogspot.com.br/2014/07/minha-witbiercom-limao-siciliano-e.html - Abraços!!
ExcluirOi Fabiana!Desculpe-me pela pergunta indiscreta. Qual foi o valor pago pelo kit de cerveja para 5 litros. Tal pergunta é que o local indicado para a compra encontra-se indisponível o kit. mais um detalhe, parabéns pela sua empolgação quando vc fala em fazer cerveja.Abraço!
ResponderExcluirOI Elvio, sem problemas!! Nesta receita da Witbier, não foi KIT pago...essa receita é do Robson Vergilio, ele é um conceituado do rama cervejeiro! Ele que me passou a receita e em breve vou disponibilizar a mesma no Blog. Falei até ontem com o Robson Vergílio, e ele disse que posso postar a receita aqui, sem problemas!! Dos Kits prontos, sempre que compro, vou no site do Lamas Brew Shop. São ótimos os Kits...e prá quem nunca fez cerveja, vale a pena, pois vem explicando tudo certinho. Mas...aconselho você a ler muito antes sobre o assunto, para não errar por bobagens. Obrigada pelo elogio!! Cerveja realmente é uma paixão! Fazer então sua própria cerveja, não tem preço! Distração total !! Abraços!!
ExcluirObrigado Fabiana!
ResponderExcluirFabiana, boa noite, minha IPA ficou adocicada e não carbonatou, quando vc fala que colocou mais 2gr de açucar é que vc refez o primer? eu não entendi, pode me ajudar?
ResponderExcluir